Preparación de la gira  "Bandoleros, un encuentro con el Teatro Latinoamericano en Brasil"

DC Arte Gira a Brasil

El 27 de marzo de 2015 se publicaron los resultados de la Beca de circulación Internacional del Ministerio de Cultura, los gritos de celebración se tomaron las voces de los actores, Diego mostraba emocionado la tarjeta del metro de Río que había encontrado días antes en la bodega del grupo y que hacia parte de su premonición.


Los  Bandoleros en  Brasil, primero a la Mostra de Teatro de Rua de Teresópolis y luego a Sao Pablo como parte de la programación del centro cultural Pombas Urbanas en Tiradentes.


El grupo decide presentar la obra en portugués o mejor en Brasilero, se hace entonces la traducción del texto, incluidas acotaciones y anotaciones del director. Los actores junto con el traductor trabajan en la pronunciación e interpretación de los textos, es otro universo sonoro, algunos viajaran por primera vez y la emoción ánima este propósito.


Texto inicial de la obra en portugués que Daniel Rivera actor que interpreta a Chispas trabajó:

DC Arte Gira a Brasil

1. APRESENTAÇÃO

Chispas. (Como se fosse numaaudiência.).

Meu nome de pila é Teófilo Rojas Barón, “vulgo” Chispas, e vou contar então sobre o jeito que eu tive de viver,sendo ainda muito moleque,entre os anos 1949 e 50, quando eu morava com os meus pais, num ranchinho que a gente chamava de “La Esperança”, propriedade do meu pai em ROVIRA, TOLIMA, onde a gente trabalhava e morava muito tranquila, ate lembro como se fosse agorinha, começaram a chegar pessoas uniformizadas em companhia de outros civis, tratavam muito mal aos que tínhamos a desgraça de encontrar de cara com eles, posto que nas agressões verbais menos ofensivas nos chamavam de “collarejos”filhadasputase outros palavrões bem piores, não era só que batiam na gente e amedrontavam, o que nos deixava cheios de medo, assim matavam, violentavam crianças e estupravam mulheres, obrigando a fazer todas as suas vontades, e sem poder dar um pio, por que eu tinha apenas  13 anos de idade. Me lembro do que fizeram com a minha prima de nome Joba Rojas, a quem pegaram na frente dos seus pais e fizeram coisas que prefiro nem lembrar, tudo isto sem importar-se com as suplicas que lhes fazíamos, e todos eles moravam lá no quartel da floresta. Lembro-me daquele cara chamado Ricardo Prieto que se aproveitando do meu medo e minha bobagem de moleque me propunha que mudasse de cachiporro a godo e que assimeu viveria muito tranquilo, sem que nada me faltasse,pelo contrario se não aceitasse o que ele propunha, então me matava, e assim era com todos, velhos, novos, crianças e mulheres, e como matavam, botavam fogo, queimavam, xingabam, roubavam e estupravam e faziam muitas coisas ruins com a gente porque éramos liberais, eu ficava com muita dor do que eles faziam, por isto resolvi me mandar embora dessas pessoasmás, a ver se conseguia evitar morrer nas mãos deles.



Vea el cubrimiento completo en:

Todos a Brasil con DC Arte y PortalEscena.com>>

Escribir comentario

Comentarios: 0